Quando fui abelha-rainha
No meio do caos, uma pequena pausa e um vinho excepcional, que vai te levar para dentro de uma colmeia
Hoje vai ser mais rápido. Mas vai valer a pena. Estou mudando de casa e, entre caixas e mais caixas, vivo um caos total. No último sábado no lar verde onde morei por mais de dois anos com a minha família, abri o último vinho daquela residência, o Loxarel Penedès Xarel.Lo Anfora. Não sei se fui influenciada por seu fechamento de cera, mas achei que, se a abelha-rainha bebesse vinho, este seria o dela: tinha notas fortes de cera e mel. Me senti envolta por grandes favos ou dentro de uma colmeia, foi bem doido. E antes que digam qualquer coisa, já senti tudo isso na primeira taça. Claro, as notas podem ser explicadas como resquício de sua fermentação e maturação por cinco meses em ânforas de barro, que costumam ser fechados por cera. Mas aí eu também não tenho essa checagem e não boto minha mão no fogo. Mas boto esses dedinhos nas brasas, sim, pra dizer que é um laranja límpido e elegante, longe das kombuchas que encontramos por aí. Tinha ainda bastante floral (“eu queria ser uma abelha…”) e notas de grama. Na boca, aquela acidez salivante que a gente gosta e dura até a próxima geração. Não se trata, e você já deve ter imaginado, de um vinho barato. Mas eu consegui um belo desconto por comprá-lo na promoção anual que sua importadora, a Belle Cave, faz com os rótulos danificados (e que se chama “Patinhos Feios”, fique de olho!). Indico também atenção a este produtor, do Pènedes, uma das regiões em que coisas mais incríveis estão sendo feitas hoje na Espanha/Catalunha, a Loxarel. Eles fazem muitos rótulos deliciosos e seguem o biodinamismo. Este vinho acompanhou um curry paste de frango e legumes e eu fui aos céus.
Ainda a black friday
- A Mistral tá vendendo a R$ 79 o rosé de Syrah da Montes, o Cherub. Sinal de que ainda dá pra achar coisa boa com preço bom nesse último suspiro de novembro pré-Natal.
Só mais um golinho
- Sobrou vinho? Você pode congelar para cozinhar. Ou, quem sabe, apenas guardar a rolha.
Isabelle, você sabe me indicar alguma leitura para que eu possa conhecer melhor as características dos vinhos das principais regiões da Espanha?
E tem algum lugar por lá que seja meio parecido com o que é o Dão? Acho os portugueses desse canto bem elegantes :)
Ah! o lar verde teve uma abelha rainha que vai deixar muito mel por ali... <3